Carros de leilão vale a pena? como participar, vantagens e riscos.

Muitas vezes, existem ofertas de carros usados ​​vendidos em leilões judiciais.Pode ser um bom negócio, mas você precisa saber como funciona e quais riscos estão envolvidos.

Publicidade

Existem várias maneiras de comprar um carro usado , uma delas é através de um leilão judicial . Isso não é novidade e nem é exclusivo do mercado de automóveis : existem muitos ativos – móveis ou imóveis – que terminam em leilão após processos judiciais.

Comprar um carro em leilão representa a “terceira via” entre fazê-lo em um revendedor ou em um indivíduo. Pode significar fazer um bom negócio , mas não é tão simples: se você não sabe como o procedimento funciona e se não leva em consideração uma série de riscos em potencial , pode se encontrar nas mãos de um problema.

Publicidade

Como comprar um carro em leilão? Como participar? Quais carros podem ser encontrados? Vamos tentar responder a essas e outras perguntas para que possamos tirar proveito dessa possibilidade.

As diferenças entre leilão em leilão e sem leilão

Para entender como comprar um carro em leilão, você precisa dar um passo atrás e entender como os leilões funcionam . Antes de tudo, é importante saber que existem dois tipos de leilões : leilão e leilão. A diferença substancial está na maneira como a oferta é apresentada .

leilão de leilão implica uma competição ascendente e o carro é premiado com o maior lance. Uma “base de leilão” é estabelecida a priori , o preço mínimo de venda que, se não atingido , impossibilita a venda do carro.

Publicidade

No segundo modo – o leilão sem encantamento – as partes interessadas devem depositar no Registro uma proposta econômica em envelope lacrado, que também deve conter as indicações sobre os métodos de pagamento e a data de entrega.

Compre um carro em leilão: como participar

Nos leilões, existem carros de todos os tipos , provenientes de sequestros, falências, execuções duma hipoteca ou corpos de crimes. Às vezes, eles são antigos e estão em péssimas condições; outras, você pode encontrar carros novos e em muito bom estado. Não é incomum – em caso de falhas de negociantes de auto – acabar em oportunidades reais leilão, mesmo carros clássicos .

Todos podem participar de um leilão, a única execução hipotecária é endereçada ao possível devedor . Você pode fazer isso pessoalmente ou delegando um advogado. É necessário pagar um depósito , que para o leilão sem encantamento é igual a 10% do preço inserido na oferta. Nos leilões de leilão, por outro lado, o depósito é estabelecido pelo juiz , mas, em qualquer caso, não pode exceder 10% do preço base do leilão.

Publicidade

O depósito deve ser pago antes da participação no leilão e é devolvido em caso de não entrega do carro. Os métodos de pagamento e o prazo para a entrega dos envelopes ao Registro são estabelecidos pelo juiz e tornados públicos mediante publicação no papel impresso e na web .

Quem não quiser ir diretamente ao tribunal pode participar de leilões on-line : graças aos inúmeros portais especializados, de fato, é possível apresentar as ofertas diretamente de casa .

É possível garantir as condições de um leilão de carros : antes de enviar a oferta, você pode entrar em contato com o custodiante judicial e ver o carro. Não é possível executar um teste ou fazer inspeções detalhadas, por exemplo, usando ferramentas de diagnóstico. Portanto, é necessário levar em consideração a possibilidade de que possam surgir defeitos após a compra e serem levados em consideração na oferta econômica.

Publicidade