Detran da 6 dicas de precauções na compra de veículos em leilões.

Publicidade

1- Cheques no Public Motor Registry (PRA)

Antes de dar o consentimento para a compra de um veículo e pagar o valor acordado ao vendedor, é aconselhável verificar a situação patrimonial do veículo.

Publicidade

Em particular, é importante garantir que nenhum ônus (como hipotecas que permitam ao credor vender o veículo ao leilão para satisfazer o crédito) seja registrado no veículo ou restrições que limitem sua disponibilidade (por exemplo, apreensões, execuções hipotecárias, falhas, paradas administrativas).

Para verificar gratuitamente a presença de restrições ou ônus, digitando a placa do veículo, o modelo do veículo e o código fiscal do titular, acesse a função de verificação de ônus e restrições .

Se, por outro lado, você deseja ter os detalhes da situação jurídico-patrimonial (cabeçalho, tipologia de ônus ou restrições registradas etc.), é necessário solicitar um “certificado” , indicando a placa do veículo que você deseja comprar, no escritório provincial da ACI – Registrar Car Pública (PRA) ou através do serviço Visure online.

Publicidade

É importante verificar se o veículo não foi cancelado pelo PRA , especialmente se o veículo estiver registrado por muitos anos, por exemplo. no caso de um veículo histórico.  

Um veículo cancelado pela PRA não pode circular na estrada; portanto, neste caso, será necessário solicitar uma nova matrícula a um escritório provincial da Motorização Civil (UMC), que será liberado somente se o veículo cumprir as normas em vigor sobre emissões poluentes e sistemas de segurança; uma vez obtido o re-registro, com a liberação de novas placas, é necessário solicitar o registro no PRA.

2- Desbloqueio anti-roubo

Publicidade

Se o veículo estiver equipado com um dispositivo anti-roubo que pode ser desbloqueado apenas com chaves codificadas ou um rádio protegido por código, ao pegar o veículo, é uma boa ideia verificar se todas as chaves foram entregues (às vezes há uma chave mestra, a única capaz de criar duplicados em caso de perda de outros), bem como quaisquer cartões ou cartões que mostrem os códigos de ativação ou desativação do equipamento. Sua falta pode criar desconforto em emergências ou exigir altos custos de duplicação, diminuindo o valor do veículo.

3- Verifique o quadro

É aconselhável verificar sempre o número do chassi do veículo no compartimento do motor (às vezes o quadro também é visível no pára-brisas do carro, no pilar da porta ou em outros pontos dentro do veículo), para verificar sua correspondência com o número do quadro mostrado no cartão de circulação (sob a letra E) e no certificado de propriedade (sob o título FRAME). 
Deve-se prestar atenção especial caso o vendedor possua uma duplicata dos documentos do veículo (cartão de circulação e certificado de propriedade).

Publicidade

4- Cupons de garantia

Se o veículo for relativamente novo, é recomendável solicitar a entrega do livreto com os cupons de garantia já realizados. 
O livreto representa o “prontuário médico” do veículo e, a partir dos dados relatados, você pode obter mais informações sobre os quilômetros realmente percorridos.

5- Manual de uso e manutenção

É aconselhável solicitar ao vendedor o “manual de uso e manutenção”. 
Sem as informações contidas no livreto, talvez você não consiga executar imediatamente algumas operações de manutenção ou tomar precauções no uso desses dispositivos que garantam a segurança, economia de gerenciamento e conservação do veículo. 
Solicitar mais tarde ao fabricante pode ser uma operação longa e cara.

6- Serviço de Aviso

É aconselhável se registrar no serviço AvvisACI  para receber notícias sobre os registros PRA feitos no seu veículo por e-mail ou sms.