Leilão de veículos – Como comprar um carro de leilão judicial

Existem várias maneiras de comprar um carro usado. Um deles é o leilão judicial, mas para fechar um negócio, você precisa entender como ele funciona e conhecer detalhes que fazem a diferença.

Publicidade

Comprar um carro em um leilão judicial não é uma experiência fácil. Como muitas vezes você não tem as habilidades, não sabe como isso funciona. Mas você sabe que aqui você pode encontrar boas soluções para levar um carro em boas condições à garagem por um preço atraente.

Quando você decide comprar um carro usado, já sabe que pode ir à concessionária ou até procurar carros vendidos por proprietários particulares. Nem todo mundo sabe que também é possível ganhar o carro participando de um leilão judicial . Como isso funciona? Como participar? Que carros posso encontrar? Neste artigo, você encontrará as respostas.

Publicidade

Leilão em leilão ou sem: as diferenças

Antes de ver como participar, você deve saber que existem dois tipos de leilões: aqueles sem charme e os que estão em leilão. A diferença está na forma como a oferta é apresentada . No leilão sem encantamento, você deverá depositar sua proposta em um envelope lacrado no Registro, indicando também os métodos de pagamento e quando ela foi entregue.

O leilão em leilão, por outro lado, prevê uma corrida ascendente e o carro será entregue ao maior lance . O carro não será vendido a menos que seja atingido o preço mínimo (base de leilão).

Quem pode participar do leilão judicial

Nos leilões, você pode encontrar carros de apreensões, falências, execuções duma hipoteca ou corpos de crimes. Somente o possível devedor tem sua participação negada, todos os outros podem participar. Você pode fazer isso pessoalmente ou até mesmo delegar um advogado .

Publicidade

Compra de carros em leilão: como participar

Deseja comprar carros em leilões judiciais? Você deve pagar um depósito. Para o leilão sem mágica é equivalente a 10% do preço incluído na oferta. Nos leilões, o juiz que estabelece o depósito de segurança não excederá 10% do preço base do leilão.

O depósito deve ser pago antes da participação no leilão e será devolvido em caso de não concessão. Os métodos de pagamento e o prazo para a entrega dos envelopes ao registro, uma vez estabelecidos pelo juiz, são tornados públicos mediante publicação no papel impresso e na web.

Você pode comprar carros em um leilão online?

Graças aos inúmeros portais especializados, você também pode participar de leilões em casa. No site oficial do Judicial Sales Institute, você encontra a lista de veículos . Deseja verificar o carro você mesmo? Você pode filtrar a pesquisa limitando os resultados àqueles na sua região para poder ir à loja.

Publicidade

Como verificar o carro antes de comprar

Antes de enviar uma oferta, é possível entrar em contato com o custodiante judicial e ver o carro. Dessa forma, você pode ter uma idéia das condições e decidir se vale a pena. Infelizmente, não é possível executar um teste ou fazer inspeções detalhadas, portanto, é necessário levar em consideração a possibilidade de surgir algum defeito.

Comprar carros em leilão: prêmios e multas

No leilão sem encantamento, uma vez abertos os envelopes, o carro será premiado com a oferta mais alta com a condição de que seja pelo menos 20% maior que o seu valor.

Se não houver ofertas que respeitem esse parâmetro, o juiz não poderá atribuir o carro e vendê-lo em leilão para receber ofertas mais altas. No leilão, o carro não é atribuído se as ofertas não atingirem o preço definido como base.

Publicidade

Observe que, se você depositar o depósito, mas não participar do leilão, receberá apenas 90% do valor. Se, em vez disso, você ganhar o carro, mas não prosseguir com o pagamento, você perderá completamente o depósito e o carro será batido em um novo leilão e, se for concedido por um preço mais baixo do que o que você ofereceu, será necessário que você pague a diferença.

Compre carros em leilão sem documentos

Para colocar o veículo a ele concedido, a prática é a mesma que a transferência de propriedade de um carro usado comprado por um indivíduo . A escritura de venda é substituída pelo relatório do leilão no original ou em uma cópia autenticada e selo de receita .

Pode acontecer que o veículo adquirido não possua o documento de registro do veículo ou o Certificado de Propriedade. Nesse caso, é possível solicitar uma duplicata à PRA, apresentando a declaração de falta de documentos feita no relatório pelo leiloeiro.

Riscos de comprar um carro em leilão

Deseja comprar carros em leilões judiciais? Prepare-se para alguns eventos imprevistos. Não sou pessimista, mas, dada a origem dos veículos, além da falta de documentos, também é possível enfrentar outros problemas . Nada insuperável, vamos ver.

Parada administrativa

É possível que o carro tenha sido apreendido após um anexo e uma trava administrativa esteja nele. Para o cancelamento da restrição, é necessário que no relatório exista uma ordem especial de purgação aposta pelo juiz.

Falta de chaves

Caso as chaves e os códigos necessários para solicitar uma duplicata não estejam disponíveis, você deverá arcar com os custos de substituição de todos os bloqueios.

Moldura falsificada

Depois de pegar o carro, você pode descobrir que os números de chassi foram respondidos ou foram ilegíveis. Para resolver esse tipo de problema, você precisará restaurar a perfuração e proceder a um novo teste ou até mesmo trocar as placas.

Garantia de compra de carros em leilão judicial

Nos carros usados ​​comprados em leilões judiciais, não há garantia alguma. Os carros são premiados com a fórmula ” visto e curtido ” e você não tem a possibilidade de se retirar em caso de defeitos graves. Em um carro usado adquirido no leilão, a garantia legal obrigatória para os comerciantes não se aplica, nem a lei estatutária sobre defeitos ocultos, já difícil de aplicar em máquinas adquiridas por pessoas físicas.

Caso ocorram falhas ou mau funcionamento, você não poderá confiar em ninguém e seus custos serão totalmente suportados por você. Você pode se proteger dessa possibilidade entrando em uma apólice de seguro contra falhas mecânicas que cubra seu carro com uma garantia e intervenha para resolver os problemas que surgirem.

 

Sua experiência com a compra de carros em leilão

Comprar carros em leilões judiciais pode ser a maneira de economizar dinheiro e encontrar um bom negócio. Ou para ter uma experiência ruim. Tudo depende da sua experiência no setor e do seu conhecimento do mundo usado. Não é um trabalho simples, mas pode dar frutos. Você já participou de um leilão? Você compraria um carro usado em um leilão judicial?