Leilão Receita Federal: como participar e como funciona?

Leilões da receita federal, como participar e otimizar as chances de ganhar. Aqui está um guia sobre os tipos de leilão (móvel e imobiliário), como funciona e como participar.

Publicidade

Como participar do leilão da receita federal e como a venda? Leilões da receita federal, de valores mobiliários ou imobiliários são uma excelente oportunidade para comprar mercadorias a um preço consideravelmente inferior ao valor real de mercado. De fato, os leilões são usados ​​para encontrar a liquidez necessária para pagar as dívidas aos credores o mais rápido possível.

Todos podem participar de um leilão, seja pessoa física ou jurídica, a única proibição é para o devedor, mas isso não significa que seus parentes possam participar. As notícias dos leilões devem ser divulgadas fora do registro do escritório judicial onde a venda ocorrerá por 3 dias ou publicadas em sites específicos, que especificaremos no texto.

Publicidade

Mesmo que a compra possa ser muito conveniente, especialmente depois de vários leilões abandonados que causam uma redução considerável no preço base, às vezes a compra de mercadorias em leilão pode ser arriscada . Para saber mais sobre os prós e contras da compra de bens móveis ou imóveis em leilões judiciais, recomendamos nosso artigo detalhado Leilões judiciais: vantagens e desvantagens para o comprador

Leilão judicial, o que é e os tipos

O leilão judicial é o ato final que conclui o processo de desapropriação dos ativos do devedor após a execução forçada de valores mobiliários, imóveis e falências. O objetivo das vendas em leilão é encontrar os recursos econômicos para quitar os valores em aberto quando não houver liquidez; por esse motivo, para facilitar as vendas, o ativo geralmente é fortemente depreciado.

Dependendo do tipo de imóvel à venda, são distinguidos o leilão de veículos (veículos, móveis, instalações de produção, etc.) e o leilão imobiliário que abrange casas, empresas, hotéis, edifícios e qualquer outro bem.

Publicidade

Como e quem pode participar de um leilão

Qualquer cidadão pode participar de um leilão judicial imobiliário, exceto o devedor forçado ao qual a propriedade à venda pertence.

Indivíduos e empresas podem participar dos leilões, e também é possível participar de um advogado de confiança com um procurador especial. 
No entanto, existem várias precauções a serem respeitadas: se o cidadão for um cidadão particular, ele deverá solicitar a participação em papel estampado na Secretaria do Tribunal que apôs a notificação; se for uma empresa, a solicitação de participação deve ser assinada e apresentada pelo representante legal. O pedido também deve ser acompanhado pelo certificado de registro no registro comercial e pelos documentos que mostram os poderes do representante legal.

Como funciona o leilão: com mágica ou sem encantamento

Os leilões judiciais podem ocorrer de duas maneiras: com encantamento e sem encantamento . Em ambos os casos, o objetivo é recuperar uma quantia líquida para pagar aos credores insatisfeitos após a penhora dos ativos do devedor.

Publicidade

O leilão com encantamento de móveis ou imóveis é realizado em local público na presença dos aspirantes a compradores e o juiz, que estabelece o preço base , regula as ofertas e estabelece quem é o vencedor. Em geral, os participantes têm três minutos para propor uma oferta para levantar, aqueles que chegam após o prazo não são levados em consideração.

No entanto, quem ganha o bem aqui ainda não pode cantar vitória: de fato, a atribuição dos bens ao leilão é suspensa pelos próximos 10 dias e só se torna definitiva se ninguém oferecer ao juiz uma quantia que seja pelo menos um quinto maior que a número alcançado durante o leilão com encantamento. Se o juiz não receber nenhuma oferta interessada durante os 10 dias, o prêmio se tornará irreversível.

O leilão sem encantamento é um procedimento mais rápido e confidencial e é o método preferido, pois garante maior transparência ao procedimento de vendas.

Publicidade

Qualquer pessoa que deseje participar de um leilão sem encantamento deve apresentar sua oferta em um envelope selado à secretaria do tribunal que emitiu a venda. Essa oferta é considerada secreta e irrevogável e o potencial comprador também deve indicar como e quando ele pretende pagar a quantia oferecida.

Quando o prazo para a apresentação de propostas expirar, o juiz convoca os possíveis compradores em audiência pública e aqui abre os envelopes e lê a soma oferecida a todos. Os bens móveis ou imóveis irão para quem ofereceu o preço mais alto.