O que são leilões online e como eles funcionam?

Publicidade

Os leilões online estão bem estabelecidos por algum tempo nos Estados Unidos, mas está a ganhar terreno na Europa e na Itália e no Brasil também.

Como nos tradicionais, mesmo nos leilões on-line, a caracterização do serviço está no fato de que o preço deriva de uma negociação na qual o comprador decide o preço que está disposto a pagar.

Publicidade

Nos sites de leilão on-line, você pode encontrar de tudo, de eletrônicos a antiguidades, e até viajar ao leilão, e geralmente os produtos são divididos em categorias que podem ser facilmente consultadas.

A operação é simples: o ativo é leiloado a um preço mínimo fixo, abaixo do qual não haverá atribuições. Os aumentos são baseados em um valor fixo que se acumula na “base do leilão”, o preço inicial da negociação.

Caso o valor mínimo seja excedido, quem fez o lance mais alto será o vencedor e verá o ativo atribuído. Além de um valor mínimo, há também outra restrição nas negociações representada por um tempo máximo de duração do leilão, após o qual as negociações são interrompidas e as condições de atribuição são avaliadas.

Publicidade

A principal diferença entre um leilão tradicional e um leilão on-line é representada pelas negociações que ocorrem virtualmente; de ​​fato, a tecnologia de telecomunicações e os sistemas de negócios integrados a essas novas realidades permitem o acesso ao leilão sempre e em qualquer lugar, sem qualquer limitação. Além disso, a oferta na Internet de milhares de artigos se amplia dia a dia para que as casas de leilão tradicionais e famosas, como a Sotheby’s, cheguem à Internet.

A participação não é necessariamente direta, mesmo que, na realidade, os sistemas de monitoramento das relançamentos na empresa estejam ativos 24 horas por dia.

Durante toda a duração do leilão, os participantes são constantemente alertados sobre alterações de preços e aumentos, de modo a poder intervir diretamente nas negociações.

Publicidade

Como você participa de um leilão online?

Os leilões on-line geralmente têm dois tipos de áreas: seções de acesso gratuito, geralmente as informativas entre as quais podem haver “áreas de demonstração” para se familiarizar com o serviço antes do registro e aquelas com acesso controlado após o registro.

As áreas registradas podem ser usadas apenas por usuários com códigos de acesso, geralmente um ID do usuário e uma senha e o registro para acesso ao serviço pode ser gratuito ou exigir o pagamento de uma assinatura anual.

Publicidade

Após a ativação dos códigos de acesso, é possível acessar as áreas de negociação, onde muitas vezes existem figuras de apoio (geralmente chamadas de “comerciantes”) que avaliam as melhores ofertas e sugerem as maneiras pelas quais operar. Para facilitar a usabilidade das ofertas, existem mecanismos de pesquisa internos que indicam quais leilões estão em andamento e quais serão realizados em breve.

Uma vez decidida a participação no leilão, as instruções devem ser seguidas, dependendo essencialmente dos métodos de negociação. As condições de fechamento do leilão, o momento do leilão e qualquer outra característica determinada pelo vendedor ou prevista pelo sistema também devem ser verificadas. De qualquer forma, o sistema de negociação computadorizada cria mensagens de e-mail automáticas para informar os participantes sobre o estado do mercado. Ao final da negociação, todos os elementos serão fornecidos para concluir o ato formal e elaborar um contrato nas condições estabelecidas no leilão (preço, quantidade, características dos bens ou serviços prestados).

Os diferentes tipos de leilões online:

Embora esse seja um fenômeno recente, existem diferentes tipos de leilões online.

A primeira distinção diz respeito aos números envolvidos na negociação.

Além dos métodos de negociação entre empresas, em que as empresas leiloam bens ou serviços e outros assuntos empresariais podem comprá-los, e Business-to-Consumer, uma situação na qual um usuário final trata a proposta de um empresa, podemos identificar dois outros tipos de leilões:

  • Consumidor para empresa : nesse caso, é o usuário final que faz uma oferta que é processada por um usuário corporativo.
  • Consumidor para Consumidor : esse é o modo de leilão mais conhecido no qual um usuário final vende para outro usuário final. Todos os tipos de produtos são tratados, desde componentes eletrônicos a softwares, livros de alto valor e móveis antigos, além de lixo.

O segundo tipo de classificação está relacionado aos métodos de acesso à oferta.

Os chamados ” leilões tradicionais “, caracterizados pela presença de uma base de leilões e por aumentos para crescer, ainda são o fenômeno mais difundido na Internet.

Ao mesmo tempo, no entanto, modelos de leilão conhecidos como ” Comparison Shopping ” ou “Aste al ribasso ” estão sendo estabelecidos, nos quais, após observar o bem, o participante deve indicar o nível de preço mínimo e máximo que ele deseja gastar enquanto estiver no mercado. vendedor para definir um preço com base em informações sobre o status das ofertas.

Por fim, no panorama do Business-to-Consumer, encontramos os modelos ” Compra em grupo “, como o Groupalia , versão on-line dos grupos de compras. Nesse caso, os participantes do leilão ingressam e tentam obter melhores preços de empresas que fornecem bens ou serviços comprando grandes quantidades e depois subdividem o que foi obtido com base nas cotas decididas anteriormente.

segurança:

Precisamente porque, se você fizer uma oferta, logicamente, no caso de ganhar a corrida, é muito útil ler atentamente todas as cláusulas relacionadas à nossa “ação”, ao tipo de pagamento, à porcentagem que irá para a casa de leilões, o método de envio e o prazo de entrega, que deve ser relatado pelo menos indicativamente.

Para maior segurança, é aconselhável sempre solicitar fotos adicionais antes de prosseguir com a compra, precisamente porque em um leilão pela Internet quase nunca é possível examinar o objeto pessoalmente. O produto também deve ser acompanhado de uma descrição exaustiva com os detalhes mais úteis para avaliá-lo adequadamente e depois definir o preço da sua oferta.

Entre os inúmeros sites de leilão on-line, o mais famoso é o eBay , o maior mercado virtual para compra e venda on-line de qualquer tipo de item. Para poder fazer lances e comprar, você precisa se cadastrar gratuitamente, acessando a maior e mais avançada comunidade do mundo para transações on-line.

Após o registro, pesquise um item navegando pelos que estão à venda ou faça uma pesquisa rápida no site, se você já tiver uma ideia precisa, ela se torna extremamente simples e imediata.

Uma dúvida que possa surgir diz respeito à confiabilidade do site e à existência de segurança nas compras. Para enfrentar esse eBay, existe um sistema de proteção que permite ao usuário interessado visualizar no perfil de feedback do vendedor / ofertante informações sobre experiências anteriores de vendas / compras relacionadas a ele.

Além disso, sempre em relação à segurança, o eBay é um dos sites mais seguros para realizar transações de vendas. Isso ocorre porque cada usuário, no caso de ele usar o Paypal como um instrumento de pagamento, é coberto pelo Programa de Proteção contra Fraudes (na verdade, se você paga por um item e depois não o recebe ou se recebe um item de menor valor que o descrito, você será reembolsou o valor da compra).