Saiba tudo sobre como funciona um leilão

Publicidade

Saiba tudo sobre como funciona um leilão

Você sabe como funciona um leilão? Se você tem interesse em adquirir alguns determinados bens que só o leilão pode oferecer com um valor mais em conta, então se prepara para saber tudo sobre como funciona um leilão.

Publicidade

Os leilões são organizações que funcionam com a venda de produtos, bens e serviços, com a autorização da justiça federal. Normalmente, os leilões ocorrem somente com lotes penhorados pela justiça.

E para que as empresas não saiam no prejuízo, muitos de seus equipamentos são vendidos, com um valor inicial, para que as mesmas não percam todo o investimento.

Isso ocorre muito com automóveis e imóveis. Funciona assim, o proprietário de tais bens não consegue mais continuar pagando as parcelas do seu financiamento.

Publicidade

Dessa forma, o banco “toma” o bem do proprietário e ao ser penhorado, a justiça determina que tudo seja regularizado em até 60 dias, ou o bem vai para leilão.

E, se acaso o proprietário não consiga regularizar tudo, ele perde tudo o que já investiu naquele bem, e perde, também, o próprio bem.

Mas não se preocupe. A grande maioria dos leilões são todos legalizados e funcionam conforme determina a lei (embora, infelizmente, ainda há corrupções nessa área). Por isso, saiba tudo cobre como funciona um leilão e quais são as regras para que você possa participar dele sem grandes problemas.

Publicidade

O que é um leilão?

O leilão é o melhor lugar para encontrar todos os tipos de bens e serviços por um preço mais abaixo do mercado. Isso porque grande parte das vendas, tem o objetivo de vender o lote pelo melhor valor, mas, não significa que deve ser o maior valor de todos.

E, por isso, é muito comum as pessoas encontrarem muitos produtos de até 40% mais barato em um produto novo. Valores esses que são mais baratos que um produto novo no mercado ou loja.

Publicidade

Isso ocorre porque grande maioria desses produtos já foram comprados uma vez. Ou seja, já foi conseguido parte do valor que ele possui.

Portanto, ao leiloar um mesmo bem, devido a inúmeros motivos (mas, o principal, a falta de pagamento), é possível pensar que estão vendendo o produto novamente. E, por isso, todo o valor que conseguirem nele, já está sendo muito lucro.

O leilão é organizado com os bens que empresas, seguradoras, bancos e justiça bloquearam devido à falta de pagamento, por parte dos ex proprietários. Por isso, ao arrematar um determinado bem, você deve arcar com as consequências, se caso elas existirem.

Por isso, é importante que você saiba as regras de um leilão, para que você não se sinta enganado ao arrematar em um leilão.

Quais são as regras de um leilão?

Embora participar de um leilão seja muito fácil, as pessoas sempre cometem o mesmo erro e acabam saindo prejudicadas: se deixar levar pelo preço baixo do produto.

Por isso, saiba todas as regras de um leilão:

  • Os pagamentos só podem ser feitos em cheques, logo no final do leilão;
  • Depois de arrematado um lote, não é possível reverter a transação;
  • Você precisa pagar algumas taxas estaduais ou federais, dependendo do bem arrematado;
  • Você não pode ligar os automóveis que pretende arrematar;
  • Sempre olhe o bem que deseja, com muita atenção (e procure saber se esse bem serve para o uso ou para sucata);
  • Não pode ser menor de idade;
  • Não pode ter inadimplências com a justiça federal, estadual e municipal;
  • Sempre leia os editais expostos pelo ambiente do leilão;
  • Não faça lances se você não puder pagar.

Quem segue essas regras à risca, tem maiores chances de se dar bem em um leilão. Isso porque você não se sente enganado ao comprar um bem tão barato, acreditando que ele servirá para o seu uso cotidiano.

É por isso que ao saber tudo sobre como funciona um leilão, você não ficará mais desamparado e poderá participar de todos os leilões que desejar, tranquilamente.