A indústria dos cartões de crédito está em constante crescimento, pois os consumidores estão cada vez mais buscando por alternativas rentáveis e possibilidade de gastar de forma consciente.

Anúncios

No entanto, há ainda fatores que seguram essa indústria. Quer saber quais são eles? Se atente nesse artigo.

Hoje em dia, as pessoas passaram a gastar muito mais com o cartão, pois é uma forma fácil de gastar, principalmente pelo fato de você poder comprar em todos os estabelecimentos comerciais com esse recurso e isso alimenta a indústria dos cartões de crédito.

Há também no mercado diversas opções de cartões de crédito e muitos deles fornecem vantagens únicas.

Atualmente a porcentagem do salário dos consumidores brasileiros que é usada para o pagamento das faturas do cartão de crédito corresponde a 30% e as pesquisas também mostram que cerca de 76% das famílias que possuem dívidas estão devendo a conta do cartão.

Portanto, muito dinheiro está envolvido tanto nas soluções de problemas, como também nos problemas causados por um cartão de crédito.

Quer saber mais sobre o que segura a indústria dos cartões de crédito? Fique atento nos tópicos a seguir.

A indústria dos cartões de crédito e os problemas que seguram as empresas

Anúncios

Em nosso país há alguns problemas que são responsáveis por segurar a indústria dos cartões de crédito, alguns desses problemas são similares aos de outros países.

Os consumidores são responsáveis por alguns desses problemas, já que, como mencionado, devem bastante dinheiro para essa indústria o que impossibilita das empresas fornecerem facilidades aos clientes.

Quer saber um pouco mais sobre esses problemas e outras questões que seguram a indústria dos cartões de crédito? Se atente ao que vem a seguir.

Não há educação financeira entre os consumidores brasileiros

A maior parte dos consumidores não sabem gastar.

É realidade que a maioria das pessoas que possuem o cartão de crédito não sabem como planejar os gastos e isso provoca o consumo desregrado, fazendo com que essas pessoas comprem mais do que podem e dificultando o momento de pagar.

O consumidor enxerga o cartão de crédito como se fosse uma renda extra e sabemos que essa ferramenta não funciona da mesma forma que o dinheiro no bolso.

Dessa forma são prejudicados, pois na hora de efetuar o pagamento da fatura acabam optando por parcelas, pagamento mínimo e atrasam o boleto.

Sendo assim, ficam presos nos infinitos juros que precisam ser pagos por quem opta por esses tipos de pagamento.

A falta de concorrência dentro do mercado de cartões

A Visa e a Mastercard são as duas grandes bandeiras responsáveis por cartões presentes na indústria de cartões de crédito.

Dessa maneira, essas duas empresas juntas são responsáveis pela representação de 91% de todo mercado responsável por cartões de crédito apenas no Brasil.

Portanto, é permitido afirmar que há um duopólio na indústria de cartões de crédito e isso é um fato de dificulta a possibilidade de existir a verdadeira concorrência que poderá proporcionar benefícios ao mercado.

O fato de 80% de todo o dinheiro que está circulando pelos bancos também se concentra em apenas cinco empresas, fazem com que a falta de concorrência seja responsável pela elevação de custos dos consumidores e comerciantes.

O alto índice de dívidas

Se não há educação financeiro entre os consumidores brasileiros, o índice de dividas é grande isso prejudica a indústria de cartões de créditos que não consegue avançar, pois as pessoas não conseguem comprar de forma consciente.

Sendo assim, a indústria se segura e talvez só consiga se soltar quando o consumidor souber comprar.

Entendeu o que segura a indústria dos cartões de crédito? São problemas comuns que atinge todo esse mercado e que precisam ser resolvidos para que benefícios sejam proporcionados.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o!